Ability (Habilidade)

As Abilities, também chamadas de Habilidades de um Pokémon, é uma mecânica introduzida na terceira geração dos jogos e utilizada em todas as gerações posteriores. Desde então, todos os Pokémon tem entre uma ou duas habilidade, variando de sua espécie.

Função das Habilidades

Cada habilidade promove um efeito durante as batalhas ou fora delas, trazendo algum tipo de vantagem para um Pokémon, ou por exemplo, imunizando-o de algum determinado ataque, como no caso dos Pokémon que tem a habilidade Levitate (no caso do Koffing), que se tornam imunes a ataques terrestres. Algumas habilidades também podem anular a habilidade de outro Pokémon em batalha. O conhecimento das diferentes habilidades de cada Pokémon é essencial para uma boa estratégia.

Um exemplo de Ability em Pokémon X e Y. É possível ver a habilidade de seu Pokémon checando o seu sumário, através do menu de Pokémon.

Resultado de imagem para abilities Pokémon
Um exemplo de efeito da habilidade Primordial Sea, presente no Pokémon Primal Kyogre. Ela causa chuvas fortes no terreno que fazem com que ataques do tipo fogo venham a falhar. Esta é uma habilidade sem efeitos fora da batalha. Essa Ability pode ser anulada caso o Pokémon adversário possua a habilidade Air Lock (habilidade exclusiva do Rayquaza), que anula qualquer alteração climática.

Uma habilidade pode mudar?

No caso de um Pokémon que tiver duas habilidades, apenas uma delas será ativa em batalhas. A mudança de uma habilidade pode ocorrer durante o processo de evolução de um Pokémon, ou em uma mudança de forma (como um Castform), porém, o Pokémon continuará com apenas uma habilidade ativa. Pode ocorrer em casos onde o Pokémon já tem duas habilidades, e durante uma evolução ele aprende uma nova, e essa irá substituir uma de suas habilidades antigas, permanecendo com duas, porém, a ultima habilidade aprendida será a habilidade ativa.

Alguns determinados Pokémon apresentam habilidades únicas, ou seja, que não estão presentes em nenhuma outra espécie de Pokémon.

Hidden Abilities

A partir da quinta geração, foram introduzidas as habilidades ocultas (Hidden Abilities), considerada como uma terceira habilidade que um Pokémon pode ter, porém, oculta. Embora todas as espécies de Pokémon possam ter uma, você não pode encontrar um Pokémon com uma Hidden Ability em qualquer lugar, pois eles não podem ser encontrados naturalmente por rotas e nem ganhados por professores da região ou NPCs. Por isso, são necessários alguns processos para obtê-los.

No jogos Pokémon Black/White/Black2/White2, era possível conseguir a Hidden Abilities através do Dream World, que era um jogo online dentro dos jogos da quinta geração que operava através da Pokémon Global Link. Ele permitia um treinador de enviar um Pokémon a internet para obter itens, conhecer mais Pokémon e obter Pokémon com Hidden Abilities. Infelizmente ele acabou fechando e ficando completamente offline a partir do dia 14 de janeiro de 2014.

Nos jogos Pokémon X/Y, foram introduzidas duas formas de obter um Pokémon com Hidden Abilities. Uma delas é através do Friend Safari. Lá, todos os Pokémon encontrados podem vir com a Hidden Abilities, porém, com uma chance pequena, por isso, o indicado para encontra-los é capturando vários Pokémon. A segunda forma que pode aumentar as suas chances de encontrar um Pokémon com a Hidden Abilities através de hordas Pokémon, ou seja, quando um grupo de Pokémon aparece para você enfrentar, em uma só batalha.

A partir da sétima geração, ou seja, começando pelos jogos de Pokémon Sun & Moon, outros métodos de se obter um Pokémon com alguma Hidden Ability foram introduzidos.

O primeiro método é transferindo um Pokémon dos jogos do virtual console para os jogos da sétima geração, pois todos os Pokémon transferidos do virtual console virão com uma Hidden Ability.

O segundo método funciona através do estilo de batalha chamado SOS Battle, que é uma batalha onde um Pokémon selvagem pode chamar outros para ajuda-lo, quanto maior a corrente, maior chance do Pokémon que vir ter uma Hidden Ability. Este mesmo método também aumenta a chance de um Pokémon ser Shiny ou ter alguma de suas IVs perfeitas.

Passando as Hidden Abilities

Uma forma de passar a habilidade de um Pokémon para outro, porém, funcional apenas na quinta geração, é através do Breeding, Ao colocar 2 Pokémon da mesma espécie, porém, de sexos diferentes no Day Care, o filho terá 40% de chances de vir com a mesma habilidade da mãe. O mesmo não ocorre com pokémon de especies assexuadas ou quando se reproduz com um Ditto.

(Em breve, lista de Abilities)

Comentários

Anterior Próxima Página inicial
 
  © Pokémon Leaf - 2017
 
  Isabella Misdreavus