Guia de treinadores - As Natures

Obs: Antes de aprender sobre as Natures, recomendamos que conheça primeiramente como funciona os stats clicando aqui, mas se você já sabe o que são e como elas funcionam, então boa leitura sobre as Natures.


O que são Natures

As natures, também conhecidas como a natureza ou personalidade de um Pokémon, é uma mecânica introduzida na terceira geração, primeiramente nos jogos Pokémon Ruby & Sapphire e desde então é utilizada em todos os jogos posteriores principais da franquia.

As natures são consideradas muito importante na elaboração de uma estratégia. Todos os Pokémon tem uma Nature, elas são determinadas aleatoriamente desde o nascimento ou captura, não podendo ser alteradas e tem como finalidade influenciar na característica de stats do Pokémon, aumentando uma característica de stats em 10% em troca da diminuição de outra na mesma porcentagem, até o seu Lv máximo. 

Exemplo: Um Pokémon com a Nature Lonely terá aumento de 10% em seus pontos de ataque (Attack) e redução de 10% em seus pontos de Defesa (Defense).

Tabela das Natures:


No total existem 25 Natures, sendo 5 delas neutras, ou seja, que aumentam a mesma característica de stats da qual elas diminuem depois (Natures neutras: Hardy, Delice, Bashful, Quirky e Serious).

Como saber a Nature de seu Pokémon

É muito simples, embora ela esteja presente em todos os jogos de Pokémon a partir da terceira geração, o processo é sempre o mesmo, primeiramente abra o menu no jogo, clique para ver seus Pokémon e clique em Summary:

No caso da imagem de exemplo abaixo, a Nature do Pokémon é Careful, que é definida desde seu nascimento, não podendo ser alterada. A sua influência no stats do Pokémon é aumentar o Sp.Def em troca de diminuir o Sp.Atk.
(A imagem é referente ao jogo Pokémon Fire Red, a única diferença é o visual, porém o processo é o mesmo em todos os outros jogos da franquia, a partir da terceira geração.)


A partir de Pokémon Heart Gold e Soul Silver, as características de Stats que uma Nature do Pokémon aumenta ou diminui passou a ser marcada pelas cores azul e vermelho no Summary, sendo o azul para demonstrar qual dos atributos de Stats é aumentado e vermelho para o que diminui.

A influência das Berries sobre as Natures

Algumas Berries podem influenciar em alguma característica de Stats do Pokémon quando utilizadas, cada uma dessas Berries é correspondente a uma característica de stats, podendo aumenta-la, caso o Pokémon goste, ou diminui-la, caso o Pokémon não goste.

O que determina se um Pokémon vai ou não gostar de uma Berry é a sua Nature, por exemplo, se a Nature  de seu Pokémon prioriza a Defesa (Defense), então a Berry que seu Pokémon irá gostar será a Berry correspondente a Defesa, no caso, a Qualot Berry. Caso você utilize uma Berry não correspondente a sua nature, então a característica de Stats correspondente a Berry dada ao seu Pokémon irá diminuir.

Tabela de Berries e suas Natures correspondentes:



Natures & Breedings (Reprodução)
Resultado de imagem para pokemon egg
A Nature de um Pokémon também pode ser passada de pais para filhos, isso passou a ser possível a partir de Pokémon Emerald (último jogo da terceira geração). Para que isso funcione, precisa colocar dois Pokémon da mesma espécie no Day Care, sendo um macho e uma fêmea e um deles deve estar segurando o item Everstone.
(Everstone)

Nos jogos Pokémon Emerald, Diamond & Pearl, apenas a fêmea pode passar sua nature ao filho, com chance de 50% disso acontecer, caso isso não aconteça, o Pokémon virá com uma Nature aleatória. Quem deve estar segurando a Everstone é a fêmea.

A partir de Pokémon Heart Gold e Soul Silver, tornou-se possível tanto o macho quanto a fêmea transferir a sua Nature ao filho, ambos podem segurar a Everstone, ainda seguindo a mesma porcentagem. O mesmo método foi utilizado até os jogos Pokémon Black & White (ou seja, nos jogos Pokémon Heart Gold, Soul Silver, Platinum, Black & White).

De Pokémon Black 2 & White 2 em diante, o Pokémon (ambos os gêneros) que estiver segurando a Everstone tem 100% de chance de passar sua nature para o filho.

Detalhe: A partir da quarta geração, a Everstone só irá funcionar no Pokémon se ambos os Pokémons tiverem o mesmo idioma de origem, ou seja, se o seu Pokémon foi recebido por trade de um jogador que tenha o jogo em outro idioma (e consequentemente o nome do Pokémon estará no outro idioma), então não será possível transferir sua Nature com a Everstone.


Natures & Pokeblocks (Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald)


Resultado de imagem para pokeblock
Dentro do Safari Zone dos jogos Pokémon Ruby, Sapphire & Emerald, os Pokéblocks podem ser usados para atrair um Pokémon do qual tenha a Nature correspondente a de seu Pokéblock (apenas Pokémons existentes dentro do Safari Zone).
Para atrair o Pokémon com a Nature desejada, basta colocar o Pokéblock correspondente à Nature dentro Alimentador, existem vários espalhados pelo local. Após feito isso, você poderá encontrar o Pokémon com a Nature desejada caminhando entre uma distância de 1 a 5 passos do alimentador.

Você pode colocar apenas um Pokéblock por cada alimentador, o seu efeito desaparece após 100 etapas de uso. O alimentador não terá nenhum efeito caso o Pokémon com a Nature procurada não exista nas proximidades.


Synchonize Ability (Pokémon Emerald)

A partir de Pokémon Emerald, caso você tenha um Pokémon com a ability Synchronize e coloca-lo em primeiro lugar de sua equipe, você terá 50% de chance de encontrar um Pokémon com a mesma Nature.

Comentários

Anterior Página inicial
 
  © Pokémon Leaf - 2017
 
  Isabella Misdreavus